VISITAS...ADOOOORO...

►•◄

22 de out. de 2012


Romero Britto, o artista do consumo

Romero Britto, artista pernambucano radicado nos EUA, é o maior expoente no Brasil da Pop-Art, estilo artístico do final dos anos 50 que se baseia no reprocessamento de imagens populares e de consumo, contemplando a linguagem da cultura urbana. Com um traço quase infantil, o artista explora formas geométricas e figuras, usa todas as cores, sempre muito vivas e vibrantes, transmitindo bom-humor, alegria e jovialidade, dando movimento e vida a figuras diversas. Romero não se prende a detalhes, e as imagens que produz são capazes de transportar o observador para um mundo repleto de sonhos e fantasias. E esse é justamente o motivo pelo qual suas obras são constantemente reproduzidas em produtos e na publicidade em geral.


 

Gisele Bündchen e Tom Brady 

De origem simples, começou a desenhar muito jovem, copiando os trabalhos de outros artistas que via nos livros. Pintava de forma autodidata, articulava as composições de forma simplificada e ingênua, mas sempre com cores vivas, de acordo com seu vocabulário visual popular e seu forte sentimento de alegria de viver.

Vendia seus quadros nas ruas de Recife e chegou a pensar na profissão de advogado, mas sua paixão pela arte foi mais forte. 
Por volta dos vinte e cinco anos teve a oportunidade de ir para a Europa, depois foi para Miami nos Estados Unidos, onde pintava paredes e vendia seus quadros pelas ruas para sobreviver.
Suas composições de cores esfuziantes e alegres foram de agrado do público desta cidade. Em 1989, Michel Roux, importador americano da Vodka Absolut viu seu trabalho e o contratou para fazer a campanha publicitária da bebida.


 


Três obras criadas pelo artista foram veiculadas em mais de 60 publicações internacionais, projetando-o rapidamente no cenário mundial. A partir deste acontecimento não cessaram mais os contatos e pedidos.

Parece que sua arte correspondia aos anseios universais de viver mais alegremente, pragmaticamente utilizada para a sociedade de consumo e meios publicitários. Em 1995 fez uma campanha para a Pepsi e teve seus desenhos estampados em 1,5 milhão de latas de refrigerantes, e em 1997 foi contratado para retratar os astros da Disney. Também já desenvolveu trabalhos para as gigantes IBM e Apple. Suas obras vêm sendo estampadas nos mais diversos produtos, embalagens, carros, tecidos e acessórios para a indústria da moda. Atualmente quase toda sua produção é feita sob encomenda. 

Fonte:www.veramoraes.com.b

2 comentários: